Olá amores! Tudo bem?
Desde que tive a certeza de que faria o intercâmbio muitos amigos fizeram várias e várias perguntas e claro que quando voltei as perguntas só aumentaram. E alguns me pediram para postar aqui no blog um pouco sobre minhas experiências para ajudar um pouco a se organizar e planejar uma viagem dessa. Então esse é o primeiro de uma série de posts onde vocês vão saber um pouco mais sobre minha viagem e tudo pelo que passei antes, durante e depois!

Uma das primeiras coisas a fazer é decidir para onde viajar!
É bem difícil eu sei, atualmente as opções de intercâmbio são muitas e você começa a achar um lugar mais lindo que o outro, um lugar mais legal que outro, aquela comida típica que você sempre quis experimentar e por aí vai, e a dificuldade de escolher só aumenta. Quando eu comecei a pesquisar sobre outros países para escolher um onde morar por um mês pensei que seria um desafio imenso, até porque sou do tipo mais indecisa impossível e mudo de opção muito rápido, mas meu coração se apaixonou pela Ilha Esmeralda e eu segui ele...

Mas antes de me apaixonar completamente, meu lado racional queria ter uma certeza que estava fazendo a escolha certa então persisti nas pesquisas (e claro que existem outros lugares que quando eu tiver chance irei conhecer também mas naquele momento a Irlanda saiu ganhando). Minha maior preocupação era financeira, afinal eu não tinha um orçamento tão grande assim para a viagem e também não queria ter que ficar me privando das coisas durante a viagem por falta de grana, assim não teria graça nenhuma, lembrando que quando se trata de viagens internacionais a maioria das coisas são cobradas em dólares. Eu sou bem teimosa e quando eu encasqueto com alguma coisa tem que ser aquilo e daquele jeito então quando escolhi a Irlanda sabia que faria de tudo para ir pra lá! E se eu não tivesse conseguido umas ajudinhas por aí acho que a viagem ainda estaria em planejamento.

Certo foi fácil para mim escolher o lugar, mas se você ainda está em dúvida, faça uma pesquisa com diversos países, veja mais sobre a cultura, o clima do lugar, afinal quando você vai viajar e passar um tempo maior (um mês ou mais) em um local diferente você tem que pensar nessas coisas, se preocupar com o que irá comer e vestir principalmente. Depois dessa pesquisa, faça uma triagem e pegue os 3 que você mais gostou, independente do porquê, e aprofunde seus conhecimentos, pesquise mais sobre uma cidade específica, por exemplo, assim você sabe um pouco mais sobre a rotina do lugar. Eu por exemplo, fiquei muito na dúvida entre Dublin e Galway, mas como menina da cidade que sou escolhi a metrópole.

Outro fator para se levar em conta é o que você vai estudar, meu objetivo era aprimorar o inglês, então escolhi um país onde a língua oficial era o inglês justamente por isso, mas além de estudar outra línguas há outros cursos que você pode ir atrás e acabar por fazer dois em um, aprender mais sobre a língua e sobre um tema específico que te agrade ou que seja um diferencial para a sua carreira, enfim...

Na verdade toda essa fase inicial é feita de muita pesquisa, é bom saber opinião de pessoas que viveram ou vivem no local, porque é claro que nas agências de intercâmbio eles querem que você ache tudo lindo e maravilhoso e claro também que nem todos os lugares são perfeitos além de que gosto não se discute e o melhor é encontrar um lugar ao qual você se adapte e onde você se sinta bem.

Bom amores, esse é só o início, espero que tenham gostado!
Caso tenham dúvidas, deixem nos comentários ou me contacte pelas redes sociais, assim vocês me ajudam e eu ajudo vocês! ;)


Beijosz!
-Bia Pupato


Deixe um comentário